domingo, janeiro 18, 2009

Bye bye Bush!

É daqui a pouco...
É daqui a pouco que uma das mais tristes personagens que tenho memória (num rácio responsabilidade / qualidade, entenda-se) deixa a cadeira do poder. Falo, como é lógico, de George W. Bush e já agora da sua trupe de Dick Chenney, Donald Rumsfeld e quejandos.
O mundo mudou à imagem e semelhança deste grupo de pessoas com ideais bélicos, e que incutem o respeito pelos direitos humanos no mundo - com a excepção das próprias forças de defesa, claro. Os chamados "defensores da liberdade".

Nunca na minha curta vida conheci personagem tão unanimemente detestado no mundo como George W. Bush. O que provavelmente seria mais um triste pacóvio neste mundo acabou eleito presidente do país mais poderoso do mundo. E assim temos o país defensor da liberdade, mas que devido ao seu poder se deu ao luxo de criar as suas próprias regras de direitos humanos, ambiente, política, etc.




E o contraste entre o presidente cessante e o que toma posse amanhã não poderia ser maior. Do tacanho e campónio, cowboy style fez-se o dinâmico, moderno, e acima de tudo esperançoso. Não aderi à Obama mania pois quero esperar para ver. Mas o que parece não gerar dúvidas é o novo Presidente dos Estados Unidos da América possui um carisma fora de série. E a forma como age parece ser genuína (chegamos a um ponto em que qualquer gesto é de tal maneira planeado que não conseguimos ver algo espontâneo em lado nenhum, e tudo é comandado por Relações Públicas, agências de comunicação e assessores).

Por isso, e para celebrar este dia memorável que espero ser de mudança, apesar de toda esta crise que nos envolve, que pelos vistos o Mundo decide festejar não sṍ o novo Presidente, como a saída do antigo.

Procurar no google por "Bye Bye Bush" fornece-nos sites interessantíssimos, entre countdowns e afins, mas o mais interessante é sem dúvida Bye Bye Bush Party, em que o tradicional mash up do Google Maps é utilizado para localizar as....festas de despedida de George W. Bush. E existem bastantes (quiçá falsas) no nosso país!

Será isto um sinal dos tempos, ou uma clara excepção resultante da pessoa em causa? O tempo o dirá. Obama tem quatro anos para demonstrar que é tão bom quanto parece. Por isso vamos hoje esquecer a crise que nos rodeia (e que decerto já atacou alguns!) e CELEBRAR! E tu, a que festa vais? :-)

Sem comentários: