Sou um ávido leitor de blogues, e graças ao meu rico Mozilla Thunderbird, consigo manter uma certa ordem no que já li e não li.
Decidi hoje ir acabar de ler as postas do defunto blogue do Pior Português de Sempre, e no meio da palhaçada que são nomeações em de pessoas com a profundidade histórica de uma tábua de passar a ferro (nomeações como a Floribella demonstram o insight de certos portugueses... haja pobreza de espírito!), surge a nomeação de um tal de D. Lourenço Fernandes da Cunha. Fico espantado, dado o meu desconhecimento de tal personagem (douta ignorância!), e decido investigar.
Acontece que D. Lourenço Fernandes da Cunha ou melhor, Laurẽci(us) Fernãdiz, é considerado como o autor do primeiro documento na nossa língua, de seu nome Notícia de Torto, onde são relatados os malvados actos de El-Rei D. Sancho I e e por Vasco Mendes, por ordem do mesmo rei. Observem uma fotografia do dito documento, proveniente do Mosteiro Femino de Vairão, e que se crê ser datado de c. 1215.

Um apaixonado por História como eu não poderia deixar de partilhar convosco esta descoberta!
Mais notícias em Português medieval para breve! Aguardem!
[ACTUALIZAÇÃO: Parece que afinal o mesmo Laurẽcio F(er)nandi já tinha 5 anos antes escrito um documento que referia as mesmas malfeitorias d'El-Rei D. Sancho, de seu nome Mentio de malefactoria. Estive a dar uma vista de olhos e este texto parece-me um latim com palavras de Português pelo meio, mas quem sou eu para julgar Laurẽcio F(er)nandi... muito embora comece a concluir que talvez Laurẽcio fosse um mau escriba de latim, dando origem à Língua Portuguesa, à xemelhanxa dus noxos xovens i as xuas nvas formas de eskrver(*)...]
4 comentários:
Ora aqui está um posta de alto gabarito cultural!
não percebi é porque é que o homem foi nomeado para pior português de sempre... :)
Segundo o opinador acerca de D. Lourenço,
"Aqui está o indício, aqui está a evidência, aqui está o fiat lux da nossa nefasta desgraça. Voz ao povo para testificar o nosso Fatum: Tudo o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. "
(Não me perguntem o que quer dizer "Fiat Lux" :D)
"Fiat Lux" = Faça-se Luz, salvo erro :-)
Enviar um comentário