sexta-feira, abril 06, 2007

Momento Cultural: Notícia do torto

A cultura é como um novelo, começa-se aqui e acabamos por dar conta que já estamos "acoli".

Sou um ávido leitor de blogues, e graças ao meu rico Mozilla Thunderbird, consigo manter uma certa ordem no que já li e não li.
Decidi hoje ir acabar de ler as postas do defunto blogue do Pior Português de Sempre, e no meio da palhaçada que são nomeações em de pessoas com a profundidade histórica de uma tábua de passar a ferro (nomeações como a Floribella demonstram o insight de certos portugueses... haja pobreza de espírito!), surge a nomeação de um tal de D. Lourenço Fernandes da Cunha. Fico espantado, dado o meu desconhecimento de tal personagem (douta ignorância!), e decido investigar.

Acontece que D. Lourenço Fernandes da Cunha ou melhor, Laurẽci(us) Fernãdiz, é considerado como o autor do primeiro documento na nossa língua, de seu nome Notícia de Torto, onde são relatados os malvados actos de El-Rei D. Sancho I e e por Vasco Mendes, por ordem do mesmo rei. Observem uma fotografia do dito documento, proveniente do Mosteiro Femino de Vairão, e que se crê ser datado de c. 1215.

Mais informação sobre o dito texto pode ser consultada aqui, incluindo uma tradução do dito documento.

Um apaixonado por História como eu não poderia deixar de partilhar convosco esta descoberta!

Mais notícias em Português medieval para breve! Aguardem!

[ACTUALIZAÇÃO: Parece que afinal o mesmo Laurẽcio F(er)nandi já tinha 5 anos antes escrito um documento que referia as mesmas malfeitorias d'El-Rei D. Sancho, de seu nome Mentio de malefactoria. Estive a dar uma vista de olhos e este texto parece-me um latim com palavras de Português pelo meio, mas quem sou eu para julgar Laurẽcio F(er)nandi... muito embora comece a concluir que talvez Laurẽcio fosse um mau escriba de latim, dando origem à Língua Portuguesa, à xemelhanxa dus noxos xovens i as xuas nvas formas de eskrver(*)...]

(*) - Peço desculpa por qualquer erro ortográfico nesta frase, o meu português moderno é fraco...

4 comentários:

José Carlos Gomes disse...

Ora aqui está um posta de alto gabarito cultural!

D. disse...

não percebi é porque é que o homem foi nomeado para pior português de sempre... :)

McBrain disse...

Segundo o opinador acerca de D. Lourenço,

"Aqui está o indício, aqui está a evidência, aqui está o fiat lux da nossa nefasta desgraça. Voz ao povo para testificar o nosso Fatum: Tudo o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. "

(Não me perguntem o que quer dizer "Fiat Lux" :D)

McBrain disse...

"Fiat Lux" = Faça-se Luz, salvo erro :-)