segunda-feira, outubro 06, 2008

A crise do subprime explicada num fenómeno de tascas

À Volta do Mundo decidiu, num momento didático, explicar o problema da crise do sub-prime através de um ambiente mais familiar a estes leitores, ou seja, o das tabernas (*hick*!!!), mais coisa menos coisa!

Dita assim o e-mail que recebi:

O Ti Joaquim tem uma tasca, na Vila Carrapato, e decide que vai vender copos 'fiados'aos seus leais fregueses, uns borracholas, outros desempregados.

Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose do tintol e da branquinha (a diferença é o sobre preço que os pinguços pagam pelo crédito).
O gerente do banco do Ti Joaquim, um ousado administrador com um MBA muito reconhecido, decide que o livrinho das dívidas da tasca constitui, afinal, um activo negociável, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento, tendo o 'fiado' dos pinguços como garantia.

Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e transformam-nos em Warrants, CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrónimo financeiro que nem todos sabem exactamente o que quer dizer.

Esses produtos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (os tais livrinhos das dívidas do Ti Joaquim). Esses derivados vão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que os borracholas de Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e a tasca do Ti Joaquim vai à falência.

E toda a cadeia *_se lixou._*

Viu... é muito simples...!!!

Peço desculpa, mas não sei o que significam aquelas abreviaturas... deve ser algo que teoricamente deveria render muuuuuito, mas com um nível de risco elevado...pois!

13 comentários:

João Pedro disse...

Muito bom... :)kjxdu

João Pedro disse...

Foda-se.... apareceu no meu comentário a cena da word verification...

Angie disse...

Os riverside são muito do bom!!!!

McBrain disse...

Deixe-me corrigi-la, cara Angie:

Tudo o que está naquela lista é muito bom! :-)

E se eu lhe disse que no dia 27 vou estar no local onde eles vão actuar? :)

Angie disse...

Eu digo-te que já os vi ao vivo na primeira parte dos DT (Dream Theater)! ;p

McBrain disse...

apareceu no meu comentário a cena da word verification...

Deixa lá, noutro dia ia mandar um SMS pela net e escrevi o texto numa caixa de comentários de um blogue :-)

McBrain disse...

Eu digo-te que já os vi ao vivo na primeira parte dos DT (Dream Theater)! ;p

Eu tenho andado numa onda de muito muito muito muito Paradise Lost :-)

Angie disse...

Eu nos últimos tempos tem sido Marillion! Ah e o death magnetic dos Metallica claro!

McBrain disse...

Eu nos últimos tempos tem sido Marillion! Ah e o death magnetic dos Metallica claro!

E last.fm, não usas disso? Olhe que vale a pena...

Angie disse...

O meu antunes (as in Itunes) tem uma óptima selecção musical! ;) privilégios Macianos! :p cumps

McBrain disse...

hmm?

Não compreendi.... o que tem o teu Antunes a ver com o http://last.fm ? :-S

E eu não uso dessas coisas dos Tunos... eu é mais Caixinha de ritmos :-)

Enfim, tenho a mania! :P

Angie disse...

só para dizer que o lastfm n me faz falta e mt menos o Rhythm...ihihih

McBrain disse...

hmm..I think you missed the point of last.fm.... é uma social network de música, acima de tudo.. e isso a tua cena de tunos não faz... :P

Acho que continuas sem saber o que perdes com o last.fm.... ainda n viste a luz :-)

Quanto a tunos, caixas de ritmos e afins... isso são gostos mesmo, n se discutem. Fica lá com os teus tunos :P