terça-feira, junho 10, 2008

Rock in Rio 2008

Parque da Bela Vista, Lisboa, 5 de Junho 2008

Depois de no Domingo anterior ter estado num dos concertos que ficará no top 5, voltei à carga, e com mais uma boa dose de metal.

O parque da Bela Vista engalanou-se de preto para o "o dia que realmente interessava". TM
De todos os festivais que já tinha assistido, este prometia: das quatro bandas participantes, três eram certezas e uma esperança. Esperava assim um final de tarde/noite longa e extenuante... mas booooooooa!

Os acessos até ao festival foram excelentes: deixar veículo no grande parque de estacionamento do Cais do Sodré (sim, esse mesmo que abre à meia noite, o que significa que pagámos .... €0 pelo estacionamento!), e "metro com ele" até à Bela Vista. Apesar da hora de ponta, chegámos num instante, apanhámos o grande "Comboio Sapo" até à entrada do recinto, e após uma passagem pelo "curral" - assim se controlam multidões! - e mais uma pequena fila para mostrar o bilhete, estávamos dentro do recinto às 19:10.

Infelizmente, os Moonspell foram escolhidos como banda de abertura (creio que a maioria do público teria escolhido Machine Head, mas como banda de suporte dos cabeças de cartaz Metallica, os americanos liderados por Rob Flynn foram mesmo os penúltimos a actuar). O que significou isto? Que chegar 10 minutos atrasado significa perder parte do concerto que me interessava; de qualquer modo, sinal mais para a organização do Rock in Rio, para quem a pontualidade é lema.

Era a "a minha primeira vez" no Rock in Rio (infelizmente, motivos profissionais exilaram-me na Suécia durante o memorável edição de 2004, apesar de ter recebido - prenda do MillenniumBCP - um bilhete para ir ver Britney Spears!): é impressionante chegar ao cimo do recinto e ver aquele mar de gente!

Optámos por ficar um pouco mais atrás durante a actuação dos meus bem-amados Moonspell, e confesso que nos minutos iniciais prestei mais atenção a tudo o que me rodeava do que propriamente a Langsuyar^H^H^H errr Fernando Ribeiro y sus muchachos
(a expressão "gajo com t-shirt preta de Opeth a olhar para um palácio" aplica-se bem aqui!)

De qualquer modo, era a primeira vez que os via ao vivo (é uma vergonha, não é?), e convenceram-me: o Night Eternal, último álbum da banda, entrou-me no ouvido com muita facilidade - comprei a edição especial ontem, ehehehe - e sinceramente gostei: o som não estava perfeito, por vezes aconteciam coisas estranhas, como ruídos bizarros pelo meio das músicas. O povo estava completamente rendido à "Banda Lusa" :-D, e sinceramente, a mim soube-me a pouco, mas são os ossos do ofício para quem não é cabeça de cartaz: não há encores para ninguém, há horários para cumprir!

Aproveitámos o final do concerto para nos deslocarmos para um local muito mais interessante, bem mais à frente, junto ao corredor que separava as duas alas, sobre o lado esquerdo. Boa visibilidade, mesmo no meio do palco, e relativamente perto. E ali acampámos e criámos raízes, cientes que sair dali, nem que para uma mijinha fosse, significava deparar-nos com um mar de gente ao voltar e perder uma localização excelente.

Entram os Apocalyptica.
Tinha discutido com um companheiro de concerto que deveriam ser os menos espectaculares da noite; já os tinha visto em na Aula Magna 2001 e não passaram da mediania (agradável, mas sem encantar).
...Mas que surpresa!
A abrir logo com o thrash de um "Refuse / Resist" dos Sepultura!
Brutais! Carregam os seus violoncelos como se guitarras fossem, e "deram-lhe com a alma" de uma forma fantástica. Como se isso não chegasse, ainda apareci no directo da SIC Radical (Mãe, estou aquiiii!!!) a abanar violentamente os neurónios durante o "Seek & Destroy". Infelizmente, tocaram menos material mais antigo, o único que verdadeiramente conheço, mas o novo promete. Vou prestar-lhes atenção assim que puder!



... e finalmente descanso de novo...
Entram os Machine Head. Não conhecia o trabalho deles, confesso, e não me impressionou assim tanto: fazer música pesada por música pesada, de forma gratuita, não me convence! (e não tenho problemas em ouvir Pantera ou Slayer, bem pelo contrário!) Disse-me que conhece que o vocalista e guitarrista Rob Flynn estava com um aspecto "muito saudável" comparado com o aspecto de alcoólico que já teve, o que é sempre de saudar!
De resto, muito energia, muito mosh: tão cedo não hei-de me esquecer das suas ordens "OPEN UP!!! OPEN UP!!!", enquanto dois mosh pits se formavam à sua frente. E aquele baixo... como fã de Maiden que sou, estou habituado a um baixo presente, mas aquele fazia estremecer o recinto!
Ponto alto para a cover de Iron Maiden, "Hallowed Be Thy Name", que foi executada com mestria, mas sem alma, como me pareceu o resto da sua performance.

...mais descanso, e ninguém arredou pé para os Metallica.
Estive no ano passado no Super Bock Super Rock e achei a actuação de 2007 melhor que a deste ano. Fiquei com a sensação que o público estava fisicamente cansado, de tanta música, tanto headbanging, tanto mosh...
Competentes, como sempre, optaram por tocar mais temas recentes que no ano passado. O som estava longe de estar perfeito (achei a guitarra do Kirk sempre mais baixa que a do James), e um dos microfones lembrou-se de não funcionar (o público cantou, também não faz mal!)
Uma nota para o violento "Damage Inc.". Acho que não me recordo de ter abanado tanto o capacete na minha vida! Rock 'n roll!



P.S.: ... ouvir os acordes do "Hallowed Be Thy Name" tocados pelos Metallica é também muito bonito! :-)

A gerência de À Volta do Mundo voltará às hostes musicais na pior das hipóteses em Julho. A Dama de Ferro vai estar em Portugal... e eu vou lá estar, claro!

2 comentários:

Angie disse...

Estou com uma vontade imensa de ver os Maiden, tudo vai depender das próximas semanas de exames! -.-
Continuo a achar que o concerto dos Metallica no rock in rio superou o do sbsr! =p

McBrain disse...

Hmmm...
Já há uns anos que não sei o que é ser impedido por exames... perdi edições seguidas do FantasPorto por causa da época de exames, assim como o memorável T'99 (Ministry, Metallica...)
Ser velho também tem as suas vantagens! :-)