terça-feira, junho 03, 2008

I Don't Believe In Love... I Believe in Queensrÿche [UPDATED]

Começou a época musical!

O seu intróito foi a actuação de JP Simões em Espinho, o qual tive o prazer de assistir. Discreto, calmo, atinado, e adoentado (o que se reflectiu na voz), JP Simões, que pedia desculpa no final de cada canção, esteve em baixo de forma...

Não é a minha cup of tea, mas serviu bem de aquecimento para o que estava para vir. Algo completamente diferente, mas que aguardava há muito...

Aula Magna, Lisboa, 1 de Junho


Valeu a pena.

Valeu a pena esperar 16 anos para poder ver os Queensrÿche ao vivo. Ouvi estes senhores pela primeira vez talvez em 1992 ou 1993, o fantástico Operation Mindcrime, seguido de Empire e de Operation Livecrime em VHS (Thanks, E.!).

Confesso que a partir daí fui acompanhando intermitentemente a sua carreira (com o Hear Now in the New Frontier e Tribe). Finalmente, no ano passado, a grande notícia: Queensrÿche em Portugal, no Porto, em Novembro!
... para passado umas semanas, e já com bilhete comprado, ficar a saber que o concerto tinha sido cancelado...
O que na verdade nem foi mau de todo, se considerarmos que o novo álbum (que ainda não ouvi) era um álbum de covers, que pouco me dizia.

E como há males que vêm por bem, eles voltaram, desta vez a Lisboa, e para tocar a íntegra de Operation Mindcrime e Operation Mindcrime II! Melhor era impossível!

A entrada na sala foi excelente: apanhar a primeira fila do anfiteatro inferior é tão bom como os doutorais, mas 9 Euros mais barato. :-) (claro que no final não dá para ir apertar a mão à banda, mas eu sou forreta! :-)). E passado uns minutos ter o prazer de ouvir o "Halo" dos grandes Porcupine Tree, foi, como me disseram, o máximo do bom gosto e eu concordo!

Quanto à banda propriamente dita, tinha as minhas dúvidas acerca do que se dizia (tocar 2 álbuns conceptuais inteiros é obra!)....

"Ó homem de pouca fé, não crês no poder de Geoff Tate y sus muchachos!?"

Eu não cria... agora creio. Estava com um pouco de receio devido à má voz do Geoff no Live at the Moore, mas mais uma vez estava redondamente enganado. Ele está em forma, em grande forma, e se não fossem as rugas e uns quilos a mais, podia dizer que tinha recuado no tempo! Classe pura. Resta saber como é que eles se vão aguentar no final de uma extensa tour a tocar mais de 1,5 concertos por local...

A execução da banda foi quase perfeita, quase nada a apontar...

...ao contrário do som. .. como sempre no nosso rico país, há sempre algo no som "que não soa bem" (ainda estou para ouvir um concerto com som perfeito em Portugal como tive o prazer de ouvir, por exemplo, na Alemanha).

Interessante também a mensagem política: "Someone please give Bush a blowjob so we can impeach him!", dizia um cartaz que Geoff Tate brandiu nos primeiros minutos do concerto! Gostei da mensagem. Fazia Bush feliz por uns minutos e o Mundo feliz durante muito muito tempo! :-)

Pelo menos posso riscar um item da minha lista: ver o Operation Mindcrime ao vivo. Sou um homem um pouco mais feliz.

Fiquem com alguns vídeos. Começando pelo título que dá o nome à posta...



E o final apoteótico da primeira parte...



Opera Rock? Talvez sim, talvez não, but who cares!

E agora venha o Rock in Rio!

Sem comentários: