terça-feira, março 07, 2006

Qualidade de vida

Em virtude de consulta médica, sai bastante cedo do trabalho e cheguei a casa cedo, um pouco antes das 18h.

Tudo estava calmo, demorei metade do tempo a chegar a casa (quando saio do médico às 18:40, o caminho para casa é o IC19 no centro de Lisboa), e ainda era dia.

Ainda lanchei algo em casa, e fiz as limpezas mais cedo do que é costume.

Finalmente tive uma pouco da vida que vi em países que visitei, como é o caso da Suécia, onde os empregados da ex-Vodafone(*) entram às 8:00 e até antes, mas às 16:30 estão a sair. E quem vier com a desculpa dos dias curtos no Inverno, que vá para a Suécia em Julho e olhe para o céu às 22:30.

Já agora, como é que os suecos conseguem índices de produtividade superiores aos nossos quando pelos vistos "não se esforçam tanto como nós"?

(*) - A Vodafone Suécia foi recentemente vendida à Telenor

10 comentários:

José Carlos Gomes disse...

Eu aprecio bastante dormir, mas, realmente, acho que há muito mais qualidade de vida quando se despega cedo do trabalho. Mesmo que isso custe acordar mais cedo, vale bem a pena. Principalmente porque de manhã não se faz grande coisa. Como amante do ócio, gosto de horas livres à tarde e à noite para usufruir do ócio.

João Pedro disse...

Médico, arrumações, blá blá blá... enfim, estás uma autêntica dona de casa :)

Nuno Sal disse...

Por experiência própria, quando faço o turno da manhã, parece que as 8 horas passam mais depressa. Nesse aspecto é bom, mas acordar às 5:15 da matina até doi.

Geralmente quando faço as manhãs, acabo quase sempre por aproveitar as tardes sim senhor.

Para dormir as horas que não pude dormir de manhã! :)

Zé do Telhado disse...

A resposta é simples meu caro Mc_miolos, é que nós os portugas andamos sempre a pinocar com as nossas dmas, ou seja, ou invés de nos deitarmos cedinho para descansar preferimos ficar a brincar debaixo dos lencóis com as luzes apagadas com as nossas respectivas. É claro que ao outro dia vamos todos rotos para o emprego. Os suecos são precisamente o contrário de nós, deitam-se cedinho, etc, etc. Será por isso que as suecas têm aquele ar de meninas angelicais, de quem nunca foram "pinadas" na vida? ehehehehehe.

McBrain disse...

Hmm..não me parece...

Em primeiro, porque é que 25% das mulheres trabalhadoras da Vodafone Suécia estavam grávidas (isto são dados ditos por empregados da Vodafone)? De algum modo os filhos foram feitos.

De qualquer modo, fui comparar as taxas de natalidade de Portugal e da Suécia

Portugal: 10.82 nascimentos por 1000
Suécia: 10.36 nascimentos por 1000 pessoas

Para ser sincero, até pensei que a Suécia estivesse muito à frente... mas pelos vistos afinal os suecos até são bons procriadores!

Zé do Telhado disse...

Ainda não estou totalmente convencido. Tenho outra teoria, e que diz: será que esses tais 25% de gajas da Vodafone Suécia que estavam "prenhas" não terão vindo ao Algarve passar férias e terão conhecido de perto os "alunos" do grande mestre " Zézé Camarinha"??? ;-)))) Acho que deves perguntar a algumas dessas tuas colegas se os respectivos filhos não nasceram já de cabelos pretos, a arrotar à porco, a palitar os dentes com o dedo mindinho (que serve igualmente para fazer a limpeza da "rectaguarda"), e a falar com um ligeiro sotaque português...ehehehehe.

McBrain disse...

Esperemos bem que não seja esse o caso! Teria pena delas!

Juan disse...

a razão que os europeus produzem mais em menos tiempo que los portugeuses es que los portgueses nao gostam de trabalhar. os portugueses sao os africanos que europa da subsidios para desenvolver o portugal. ... portugal não é europa. cultura portuguesa e pobre, tudo é complicado e son demasiado depressivos, no les gusta mudar nada ni tudo que es nuevo no les gusta. pobriztos de los portugueses, turcos, marroquinos tudo igual.

McBrain disse...

Caro Juan: e que dados tendes para sustentar afirmações como "no les gusta mudar nada ni tudo que es nuevo no les gusta. pobriztos de los portugueses, turcos, marroquinos tudo igual."?

McBrain disse...

Mais ainda, como é que se entende que se "no les gusta mudar nada ni tudo que es nuevo no les gusta", haja tantos portugueses em Espanha a trabalhar?