quarta-feira, abril 22, 2009

Flight 666

Estou a beber a minha bebida pós concerto, ou seja, um gin tónico.

Porém, não vim de um concerto. Aliás, vim de um concerto. Perdão, vim de uma sala de cinema. Vim de um concerto numa sala de cinema. Vim de um documentário numa sala de cinema. Vim do FLIGHT 666!

Foi há uns dias que PdC (e não, não é Pinto da Costa!) me indicou este linque do Público. Uma única sessão. Que iria esgotar, de certeza. Comprei logo bilhete no próprio dia (vantagens de reservar pela internet...). O conceito intrigava-me. Estava a par da tour única dos Maiden (pegar num Boeing 757, pintá-lo com as cores da banda e com o Eddie, meter a banda + a crew + 12 toneladas de equipamento e viajar à volta do mundo (eheheh), com o frontman Bruce Dickinson himself a pilotar o avião (sim, o homem tem um brevet de piloto comercial). Conceito arrojado e único. Uma tour imensa.

...e um documentário brilhante para quem é fã da banda como eu. Tenho quase tudo o que se pode ter de Maiden em quase todos os formatos, e esta visão para dentro do que é acompanhar uma banda em digressão foi única.

70000 km, 4 continentes, 23 concertos em 45 dias (via Bombaim, Sydney, Toóquio, Los Angeles, Costa Rica, Cidade do México, Bogotá, São Paulo, Buenos Aires, Santiago do Chile, Porto Rico, Nova Iorque & Toronto). É obra. E o resultado é algo parecido com isto.



O resultado é um arrepio na espinha de princípio ao fim, algo que o trailer não mostra. Só dá vontade de sair do cinema e ir para um concerto logo em seguida. Infelizmente o documentário não reflecte a segunda parte da digressão, nem inclui o concerto de Lisboa (já relatado aqui).

Nota altamente positiva para a imagem. Alta definição. Sem uma única falha que eu tenha notado. Brilhante.

Nota altamente negativa para o som. Talvez alguém se tenha esquecido que estávamos na presença de uma mistura de concerto com documentário, e os graves devem ter ficado em casa de alguém. Na primeira canção, tive que adivinhar a bateria. Daí para a frente, esta já se tornou audível, mas o som estava demasiado alto, mas não demasiado bom (bem pelo contrário!)

Valeu pelo feeling, pela vontade de me levantar da cadeira e andar aos saltos a cantar. É que vocês não sabem o que perderam. Eu sei! Mas não perdi... adorei!

2 comentários:

Bola Oito disse...

Excelente documentário sem dúvida. Tb fui ver, ao Alvaláxia, DUAS VEZES! LOL

E já encomendei o DVD!

Acho que mesmo os não fãs, ou desconhecedores da banda iriam achar interessante.

McBrain disse...

Acho que mesmo os não fãs, ou desconhecedores da banda iriam achar interessante.Absolutely.... Já me disseram algo do estilo "bolas, até eu fiquei empolgada" e estamos a falar de pessoas que não são fãs de Maiden!

Obrigado e volta sempre! ;-)