domingo, agosto 03, 2008

World Press Photo 2008

Já estou há mais de um mês para escrever sobre uma exposição que tenho visitado religiosamente nos últimos 3 anos e que considero ser do mais belo que se pode fazer em fotografia. Apesar de ser um mau e preguiçoso fotógrafo, pouca coisa me cativa que umas belas fotos, daquelas que nos transmitem algo e mexem connosco, que nos deixam a pensar.

A World Press Photo visita Lisboa com regularidade há alguns anos, e tem sido ultimamente acompanhada por uma exposição paralela da Visão. Como no ano passado, a exposição teve lugar no Museu da Electricidade , tendo desta vez no exterior uma Feira de Ciência que fez as delícias de miúdos e graúdos.

Por mim, pensei que era desta que ia experimentar um Segway, mas atrasei-me e era demasiado tarde (os preços que são cobrados pelo aluguer deste veículo aproximam-se do roubo, pelo que não estou para isso...). Fica como amostra uma pequena "brincadeira de crianças" em que também não desdenharia participar:


E tu, não queres viajar dentro daquela bola? :-)

Dirigimo-nos então para a exposição propriamente dita. Último dia, bom tempo... tememos o pior, mas o povo português estava neste dia divorciado da cultura (só neste dia???). Como sempre, a WPP não deixa ficar ninguém mal, mas ficámos com a sensação que os fotojornalista tendem a esquecer as coisas bonitas da vida e a focarem-se mais em guerras, conflitos sociais (com destaque especial para a situação no Quénia durante o ano que passou), pobreza, etc., isto claro, se exceptuarmos as habituais fotografias de desporto e natureza.

No ano passado houve fotos marcantes como o de uma comunidade para pessoas com deficiência mental em países nórdicos que me marcou muito. A lente parecia que via a realidade comunitária como um habitante desta a vê no seu dia-a-dia. Estranho, mas interessante, e uma nova perspectiva.

Marcante este ano para mim (e é complicado lembrar-me de algo à distância de dois meses já!) foram as fotos dos problemas sociais relacionados com os palhaços desempregados de países do Bloco de Leste. Dezenas de homens e mulheres voltaram a vestir os seus fatos de palhaço, mas desta vez as plateias radiantes eram substituídas pela lente do fotógrafo, num quarto lúgubre.

Podem ver as fotos aqui. Vale a pena.

Outro destaque para um espectacular instantâneo de desporto, que normalmente não merece a minha melhor atenção (e este coloco aqui uma foto "pirateada" ;-))

E o melhor é que é mesmo real...

A foto do site da WPP pode ser vista aqui.

Em relação ao Prémio Visão foto jornalismo, podem ver mais aqui. Eis a foto vencedora: uma jovem de 19 anos é assistida pelo INEM após ter o seu terceiro (não me estou a enganar!) filho em casa.



...e para terminar só me resta dizer que para o ano espero estar lá de novo!

Sem comentários: