domingo, agosto 03, 2008

Berlim!

Na senda de mais uma posta atrasada, aqui fica finalmente o relato de Berlim.

Tive a felicidade de me deslocar a Berlim no final do mês de Junho. E digo felicidade porque seria talvez "a próxima cidade a visitar". Quis o acaso que por motivos profissionais me deslocasse até lá, passando inclusive o fim de semana. Feliz acaso.

Antes de mais, é incrível o contraste com a cidade alemã que melhor conheço, Munique. Fala-se a mesma língua, apoia-se o mesmo país no Euro 2008, mas as diferenças parecem ser mais que as semelhanças. A limpeza e a estética impecável de Munique são substituídas por uma cidade que respira vida, diversidade (Berlim é a segunda maior cidade a nível de população turca, depois de Istambul) e história. Tem uma área enorme, mas nada que um algo antigo, mas muito eficiente sistema de transportes não consiga resolver.

O facto de ter estado em Berlim durante a final do Campeonato da Europa teve talvez como única desvantagem o facto de não ter podido ver a topologia de Potsdamer Platz em detalhe, dado toda essa zona estava alterada para acolher os milhares de fãs (na sua maioria alemães, claro!) que lotavam a "Fan Zone" de Berlim. Porém, tal desvantagem transforma-se numa vantagem quando podemos verificar não só a euforia e o apoio em massa à sua selecção (impressionante!), como também o desportivismo dos alemães após a derrota com a Espanha.

Episódio curioso foi termos sido confundidos com espanhóis no metro, ao regressar ao hotel. Ao ouvir-nos falar em português, muitos alemães, desconhecendo as diferenças entre as línguas, fitavam-nos com um olhar de ... "Pronto, ok, ganharam, parabéns!", mas sempre sem malícia. Uma adolescente veio a fitar-nos o caminho todo para nos presentar com um envergonhado "Thumbs up!" ao sair da carruagem, e outros começaram a arranhar espanhol à nossa frente. Como não lhes quis pregar nenhuma desilusão, acabei por sorrir e ficar calado... ;-)

Tive também a felicidade de visitar o Museu do Muro, mesmo junto ao famosíssimo Check Point Charlie, assim como de ter o meu passaporte carimbado com os carimbos dos postos de controlo das diferentes áreas de influência. Interessante! (mas caro! €5...)

Fica em seguida uma pequena amostra do aspecto de uma cidade que espero um dia revisitar, e uma das que mais me marcou nos últimos tempos! Adorei!



Berlin

Sem comentários: