terça-feira, novembro 27, 2007

Rádio

Nunca vi a rádio como a maior parte das pessoas das minha geração a vêem, ou seja, como algo que serve para ouvir a musiquinha da moda, ou como trend setters de uma geração. Com honrosas excepções, a música que passa na rádio é má, popularucha, e tira à maior parte das pessoas o fardo de pensarem que "pode haver algo mais" para além do que passa na rádio, esquecendo-se do poder das editoras na difusão da sua música. Certas emissoras fazem-me mesmo lembrar autênticas fábricas de "rações" para gado que abre os ouvidos para não morrer de silêncio como uma vaca não morre de fome.

Para mim a rádio acima de tudo é palavra. Como meio de comunicação social. Como meio de transmissão de conhecimento. E como companhia. Sempre foi o meu meio preferido de informação, ganhando sem dúvida à televisão (o meu iAudio X5 tem rádio por algum motivo). A utilização dos podcasts então são mesmo ouro sobre azul: poder ouvir o que queremos, quando queremos é fantástico.

Ao viajar de carro, tenho o meu rádio normalmente sintonizado na TSF. É uma rádio moderna e que informa como não conheço mais nenhuma. Uma rádio suficientemente eclética para considerar um álbum de Mão Morta como álbum da semana, para na semana seguinte decidir-se pelos Ganhões de Castro Verde, ou seja, Cante Alentejano.
Porém, desta vez decidi-me pela Antena 1. Sem desgostar da estação, tem uma aproximação mais conservadora que não me agrada tanto, mas rádio à qual volto de vez em quando.
E em boa hora o fiz esta noite, ao reencontrar o grande Alma Nostra, com Carlos Amaral Dias e Carlos Magno. Tive a sorte de os escutar ao Sábado de manhã em tempos idos, mas depois desapareceu de circulação (pelo menos nesse horário!), pelo que o julguei removido da grelha de programas da Antena 1. Afinal, parece que não! Cá estão eles às Terças-Feiras!

Por mim, não faltarei a um programa. O meu Palm já tem um lembrete: 3as., às 23:10 - "Alma Nostra".

2 comentários:

AS disse...

As rádios que passam música "popular" são muito úteis quando vais meio a dormir para o trabalho e precisas de ir a cantar para não adormeceres!

McBrain disse...

OK, apanhaste-me nessa!

Já me deveria ter lembrado da tua posta. :-D