quinta-feira, janeiro 17, 2008

TvCabo compra TvTel

Segundo as notícias de hoje, a TvCabo prepara-se para tentar comprar a TvTel. Antes de mais, um pequeno comentário em forma de poema:

No céu cinzento
Sob o astro mudo
Batendo as asas
Pela noite calada
Vem em bandos
Com pés veludo
Chupar o sangue
Fresco da manada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada
[...]

Escolhi este excerto de um poema dos Vampiros de Zeca Afonso porque foi a primeira coisa que me veio à cabeça. Nada como eliminar a concorrência... comprando-a. E assim vai a TvCabo, alegremente, destruir qualquer tentativa de inovar e de prestar melhor serviço em Portugal.

Pelos vistos a Pluricanal e BragaTel já estão alvo de compra, tendo a Autoridade de Concorrência autorizado o pedido. Segue-se a TvTel. Alguém me diga o que resta no mercado português a não serem as grandes empresas? Alguém me diz quantos operadores por cabo restam no nosso país?

Outro aspecto a considerar é que com a compra da TvTel, a TvCabo adquire uma boa infra-estrutura de Fibre to the Home na região da Grande Lisboa. A única no país, pelo que sei.

Sou um cliente TvTel (Triple Play) e estou muito contente com o serviço, de um modo geral. Sei que não me podem tirar o que já tenho, mas temo ficar de novo com os standards TvCabo. Tenho orgulhosamente 30Mbits por fibra (e acreditem, são mesmo 30, testado!) por um preço que faz a TvCabo corar. Talvez o serviço de televisão da TvCabo seja melhor, mas a nível de internet... a TvCabo está no passado.

E claro, à semelhança de muitos clientes, o que mais temo nem é a qualidade dos serviços core prestados ao cliente, é mesmo a qualidade do atendimento ao cliente e principalmente a facturação, que pelo que sei é de bradar aos céus no caso do maior operador por cabo de Portugal.

Esperemos que a equipa de Abel Mateus tenha algum bom senso e não aprove a compra. Seja como for, são cada vez menos Davids a lutar contra Golias.

9 comentários:

José Carlos Gomes disse...

Gosto do novo aspecto do blogue. E acho que a compra da TvTel não terá grande importância: é uma empresa com poucos clientes e cuja falência, mais do que uma vez, foi pré-anunciada. Também é verdade que quem tem maior acesso aos média pode sempre inventar rumores de supostas falências da concorrência...

McBrain disse...

Com referi na posta inicial, sim, é uma empresa relativamente pequena, mas segundo este linque,
«Prevê-se que, à data da transmissão das acções, a TVTEL tenha um mínimo de 74 mil clientes, 260 mil casas passadas na rede de cabo da região do Grande Porto, e 60 mil casas passadas na rede de fibra óptica no distrito de Lisboa.»

Ora, tal faz da TvTel um "David" muito apetecível. Porém, o problema é haver cada vez menos destas empresas, que tantas vezes servem para que a TvCabo perca clientes aqui e além, e brinde por isso os clientes dessas zonas com ofertas especiais.

Quanto`às pré-falências anunciadas... não sabia, mas é pena.

Nuno Sal disse...

E todos sabemos quais o efeitos nefastos de um monopólio... para os clientes não é nada bom.

De facto, o blog está de cara lavada e parece-me bem.

phantom4891 disse...

como cliente netcabo gostei de saber, principalmente pela tvtel ter ja com clientes em lisboa FTTH.
Tvcabo ou zon, tem estado nos ultimos 2 meses principalmente, com grandes mudancas e a meu ver para melhor!ate parece que tem novas cabecas na chefia, com novas ideias!hehehe
numeros gratuitos(que ja li, por noticias, tambem estao a nivel interno com mudancas a nivel do CRM e melhoramento do SAC http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/996277.html),nova powerbox para sair,actualizacoes de velocidades! de esperar novos tarifarios!?

phantom4891 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
McBrain disse...

Olá, Phantom4891

Sim, é verdade, eu sou cliente FTTH e estou muito satisfeito!

Quanto às melhorias Zon... o meu pai é cliente triple play Zon e do serviço foi longe de ser satisfatório. Ao menos um gestor de clientes ligou-me para pedir desculpas pela qualidade do serviço prestado na instalação do telefone, mas mesmo assim....

phantom4891 disse...

da qualidade de sinal cabo, aqui em casa ate agora sempre excelente.nunca foi necessario vir ca um tecnico por causa do sinal, tanto na tv e net, por isso e que estou a pensar por voip da zon tambem.

certo e que nao irei usar nenhum telefone sem fios, de resto parece que daqui a pouco tempo ja vou ter mais um servico deles :)

Milionário disse...

Lol, eu fui comercial TvTel e os numeros de clientes não chegavam sequer perto dessa estimativa. :P Sou cliente TvCabo e posso dizer que o unico problema que tive, em 3 anos foi ficar sem telefone durante 2 dias, mas comparado com as queixas que ouvia dos clientes TvTel... Nem queiram saber... ;)

McBrain disse...

Sou cliente TvCabo e posso dizer que o unico problema que tive, em 3 anos foi ficar sem telefone durante 2 dias

Sou cliente TvTel e o máximo que me aconteceu foi ficar sem net durante 12 horas.

...e quanto às queixas da TVCabo.. deve ser das empreas mais mal vistas a nível nacional... O meu pai tem telefone e tem uptimes talvez abaixo dos75%... o que é lamentável!

Acho que estás a ver o filme errado mesmo...