quinta-feira, julho 10, 2008

Super Bock Super Rock 2008 [UPDATED]

Mais um concerto que prometia desta fantástica colheita de 2008 que têm sido os eventos musicais (que na verdade começou a 14 de Novembro de 2007... um dia escrevo sobre o concerto da minha vida...).

Sacavém, 9 de Junho de 2008:

Mais um dia em que o metal imperava nos festivais. A minha ida a este Super Bock Super Rock devia-se essencialmente a Iron Maiden, com o "bónus" Slayer. As expectactivas eram altas, e é tão bom quando correspondem à realidade!

O thrashers americanos começaram ainda de dia, mas em forma. Thrash metal rasgadinho, com um som muito razoável (aquela bateria!!!), e revisitando temas como "Dead Skin Mask", "War Ensemble", "Angel of Death". Tive a (in)felicidade de ficar junto a um mosh pit, o que, apesar de me fazer desviar a atenção das músicas, serviu para me divertir com alguns episódios mais rocambolescos. De resto, som muito aceitável, e uma jovialidade fantástica para quem anda nesta vida há mais de 20 anos. Interessante também a timidez de um Tom Araya para com o público: sorrisos envergonhados, uma ou outra comunicação com a multidão e pouco mais. Claro que o vozeirão é sempre o mesmo: fantástico!


South of Heaven

Anoitece e espera-se por Maiden. Era a quarta vez que via estes meninos ao vivo:
  • 1995 - Pavilhão do Dramátco de Cascais
  • 2000 - Vilar de Mouros
  • 2005 - Pavihão Atlântico
  • ...e finalmente - 2008 - Super Bock Super Rock
Tive o prazer de visualizar no dia anterior um bootleg que "anda por aí", de seu nome "The Albatross Follows on 2008", um registo ao vivo desta mesma tour. Fiquei contente, porque apesar de estarem velhos, continuam afinados e a produzir um espectáculo muito bom mesmo!
A set listde hoje [ontem] foi exactamente igual à do concerto supra-mencionado,
com uma diferença: foi melhor.

Uma melhor voz do Bruce, um público simplesmente espectacular, e um som que começou bem e foi piorando, para melhorar um pouco no encore (sempre o som, sempre o som... desta vez estridente por vezes)
É verdade que eles se mexem menos, mas fora isso continuam a ser uma máquina de fazer música.

Foram estes senhores que, para o bem ou para o mal, traçaram o meu caminho musical. Devo-lhes isso. E por isso merecem muito. E merecem que eu refira que foi o melhor concerto de Maiden que assisti, principalmente pelo ambiente. Os cenários estavam irrepreensíveis e o Bruce "Born in '58" Dickinson percorreu-os com o mesmo à-vontade com que o fez em Long Beach Arena, Los Angeles, California, em 1986.

As músicas? As esperadas, com a excepção de Running Free, que ficou de fora do cardápio desta vez. Quase tudo material bem antigo (o mais recente foi o inevitável Fear of the Dark), com destaque especial para o grande Rhyme of the Ancient Mariner. Finalmente ao vivo!


Fear of the Dark (a imagem não é grande coisas, mas o som está bom...)

E claro, o Eddie!


There's a time to live
And a time to die
There's a time to meet your wanker
(credits for the pun to A.P.N.)
(se não perceberam, vejam bem o vídeo até ao fim! ;-))

Por isso e por tudo o que me fizeram sentir desde 1988/89:

UP THE IRONS!

Voltem sempre, cá vos espero!!!

Espero actualizar o site mais tarde com alguns vídeos do "tu-tubo". Os que eu gravei, estão, para não variar, inutilizáveis :-(

P.S.: to whom it may concern: os beijos foram entregues, espero que não se tenham perdido no caminho ;)

7 comentários:

Angie disse...

Obrigaduxos!!!! Eles tocaram msm a Rhyme of the Ancient Mariner????? :o que sorte!!! Tocaram muita coisa do Brave New World ou só cenas mais antigas? Olha, pelo menos o exame correu bem! Já não fiquei tão deprimida! Beijo :)

McBrain disse...

tocaram muita coisa do Brave New World ou só cenas mais antigas?

Conforme referi, Quase tudo material bem antigo (o mais recente foi o inevitável Fear of the Dark), portanto esquece as cenas do Brave New World :-)

McBrain disse...

Errr... Comentário às 5:29 da manhã? Andas noctívaga! (ou então a acordar mesmo muiiiiiito cedo!)

Angie disse...

Eu não ando, eu sou noctívaga! ;) Gosto mais de trabalhar de noite... época de exames!Grr!!! Oh eu gosto tanto do brave new world! Paciência! :)

Wildflower disse...

Então que venham os "tubos" pro pessoal (como eu!) que ficou entre o trabalho e casa a pensar bolas que grande ****** perder mais um!
Oh life!!! Fico a espera então...
Brilhante review!
Cheers

Wildflower

McBrain disse...

Flor Selvagem:

Updated!

Wildflower disse...

O som de facto estava muito bom!
Apesar da qualidade da imagem não ser a melhor, deu para ficar com inveja e perceber o vosso entusiasmo...;D