quarta-feira, maio 14, 2008

Parabéns Mozilla!

Vamos recuar ao ano 2000, o mundo UNIX estava com um tremendo problema no que dizia respeito a navagadores de World Wide Web. O Netscape agonizava, e tornava-se praticamente inutilizável em determinados dias - ai, o famoso BUS ERROR com que ele encerrava de vez em quando! Por algum motivo uso esse nickname de vez em quando! - e a única alternativa era o NCSA Mosaic, morto e enterrado (só para verem, nem eu utilizei o Mosaic - mas foi por pouco... :-)).

Tinha a felicidade de ter uma máquina de trabalho a correr Linux, mas era penoso por vezes usar a WWW. Tinha que ser o Netscape... e muita paciência! Lembro-me de pensar que a situação estava perto do insustentável, e na verdade nunca foi tão grande a distância entre o IE e a concorrência.

Mas algo estava para mudar: surge entretanto o Projecto Mozilla (fica aqui uma imagem de como era no seu início, há 10 anos), que prometia pegar nos restos do moribundo Netscape e fazer dele "um homem novo".

Não me recordo quando comecei a utilizar o Mozilla Suite (que começou a aparecer nas dsitribuições de Linux), mas a mudança começou aí. Tenho no entanto a certeza que foi já em 2003 que "arrisquei" o Firefox, em que pela primeira vez experimentei os tabs num browser.
...e a partir daí, foi sempre a crescer... extensões, temas, integração com o google, plug-ins, etc., e uma cada vez maior compatibilidade com os sites existentes (a "lista negra" de sítios apenas para IE hoje em dia é quase insignificante)

O Firefox deve ser o software que me tirou ocupou mais horas, juntamente com clientes de ssh :-), e converteu-se numa experiência fantástica. Está configurado para funcionar como eu quero, com os plug-ins que eu acho necessário apenas e com o aspecto que eu quero. Parafraseando uma certa e determinada campanha publicitária, o comando é meu! :-)

E acima de tudo, é estável, e agradável de se trabalhar.

...e, last but not least, é software livre. Software livre de sucesso. Que milhões de pessoas utilizam sem saber toda a filosofia e motivação por trás. Mas que importa isso? Funciona! E bem!

Parabéns, Mozilla Foundation! 10 Aninhos!

P.S.: Posta geek, esta? Claro. Porque se não fosse geek não daria o valor que ele merece! E você, amigo não geek, já dá o valor que a Mozilla Foundation merece? Espero que sim! :-)


7 comentários:

João Pedro disse...

Nunca usei muito o Mozzila. Até porque não gostava dos tabs. E também devido aos sites que não funcionavam lá.

Logo não via vantagens práticas.

Neste momento por acaso estou a usar o Firefox. Está bem melhor e muito a par do IE... mas ainda só o uso uns 10% em relação ao IE.

McBrain disse...

Até porque não gostava dos tabs.

Vais dizer-me que preferias 10 janelas a 10 tabs? :-)

E agora, já gostas de tabs?

Brutus disse...

Por acaso os tabs dão muito jeito. No entanto confesso que utilizei pouco o mozzila. Aproveito esta deixa para experimentar o firefox.

João Pedro disse...

A minha relação com os Tabs continuam assim-assim... ainda não sou 100% continuo a usar muito as várias janelas...

McBrain disse...

Só falta dizeres que preferes o Internet ExploDer 6 ou que usas o Internet ExploIter 7 sem tabs! :-)

João Pedro disse...

Uso algumas vezes sem tabs porque acho que a navegação entre páginas é mais fácil...

McBrain disse...

Aguardo ansiosamente que me expliques como é que uma janela com tabs é mais complicada de navegar... claro que há uma situação, aquela em que tens que fazer uma divisão do ecrã e visualizar as duas janelas ao mesmo tempo... Fora isso.... não vejo mesmo motivo nenhum!